segunda-feira, 24 de março de 2014

Fala bebezão

Já percebeu que a gente não passa de bebês gigantes? Pode ser uma viagem o que eu vou dizer mas vou dizer....primeiros dias de Lara, eu no hospital tentando tirar um breve cochilo com o moises dela ao lado da minha cama. De repente, desperto do sono e percebo que to dormindo igual a ela (com os bracinhos pra cima) e começo aquele velho monólogo: Será que eu to pirando? Imitando uma bebe? Depois de quatro meses de Lara percebo que nós somos apenas grandes bebês. Essencialmente eles só comem, dormem, peidam, arrotam, gritam e choram quando precisam de alguma coisa.

Eu acho graça quando ela ta fazendo força pra fazer cocô olhando pra um ponto fixo, olhos vermelhos, gemidinha e espremida básica. Vai dizer que você não faz assim? Só que em uma proporção bem maior kkkk e quando ela peida e da aquele sorrisinho?

E o choro? Nem sei contar quantas vezes já chorei de cansaço só porque queria dormir um pouco, descansar. Nossas necessidades básicas são as mesmas só muda a proporção e o fato de depender de outra pessoa pra supri-la então relaxa e para de se achar super.

Lição pra nós que não somos tudo isso que pensamos, como diz a Palavra do pó viemos e para o pó voltaremos. Simples assim.

Ps.: essa foto comprovou que eu não estava ficando louca e realmente comecei a perceber que eu dormia assim mesmo com os braços pra cima kkkkk


quarta-feira, 19 de março de 2014

Picos de Crescimento e Picos de Stress

tirada em 25.11.13 #selfie
É isso mesmo, se você não sabia os bebês tem picos de crescimento e saltos de desenvolvimento. Li algumas coisas interessantes e vou comentá-las pra você aprender um pouco e entender porque junto com os picos de crescimento do seu filho sempre estarão seus picos de stress.

O que significa “Picos de Crescimento”?
PICO DE CRESCIMENTO, tradução de "Growth Spurt" é um fenômeno que ocorre nos bebês, no qual, estes solicitam mais mamadas do que de costume. Estas necessidades geralmente duram de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas.

Tradução: Isso quer dizer que você mãe-nutriz terá de estar disponível e com tetas lindas para seu baby o dia todo, mas relaxa pode durar poucos dias ou semanas...coisa pouca kkkk

A mãe costuma sentir como se não conseguisse dar conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê. Sério? Acho que essa deveria ser uma das definições de mãe pra mim...

Períodos comuns destes "picos de crescimento" ocorrem por volta dos:
7 - 10 dias;  confere, quero esquecer pra poder pensar em outro filho
2 - 3 semanas; confere, ai como dói
4 - 6 semanas; confere
3 meses; confere, mas faltou de 7 semanas pra frente.
4 meses; confere, vivendo...
6 meses;
9 meses (em torno).
Resposta bíblica pra esses dois últimos: "Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". Mateus 6:34

Bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim irregular. No período que imediatamente antecede um salto de desenvolvimento o bebê repentinamente pode se sentir disperso à mudanças nos sistemas perceptivo e cognitivo que não foram adaptadas ainda no organismo. Então na tentativa de readaptação, o bebê volta à base, ou seja, à mãe, o que reflete-se em períodos de maior carência afetiva, pedem mais colo, e com frequência afetam o sono e apetite.

Nesse período, é esperado que o bebê:

  • Procure ficar mais perto da MÃE, ou seja, sua base de tudo, pois é o que ele conhece melhor;
  • Fique mais carente, precisando de colo, segurança e orientação maternal de perto;
  • Coma mal e durma pior;
  • Pode pedir para mamar com mais frequência;
  • Comece a fazer coisas que não fazia antes da crise tal como rir, sentar, engatinhar, interagir...
  • Demonstre felicidade com o final da crise e superação do desenvolvimento adquirido.
Em outras palavras, mãe você será sugada...corpo, alma e espírito. Senta, dá de mamar e chora. Mas não se preocupa você recarrega fácil, curte só:





quarta-feira, 12 de março de 2014

Como me sinto quando...


Como me sinto quando tenho que sair com ela...


...e dar conta de arrumar tudo e ainda chegar no horário

terça-feira, 11 de março de 2014

Como me sinto quando...

Como me sinto quando ela me faz carinho


Mãenauta

Já imaginou ser mãe sem internet?

Na verdade já, e foi horrível! Lembro que uma das perguntas no meu chá de baby era tão difícil que minha única resposta foi: Google! É impressionante a ajuda que a internet te dá quando você entra nesse universo bebezidico, semana a semana te avisando como está sua gestação, tópicos e mais tópicos sobre sintomas na gravidez e logo depois você entra em uma nova galaxia de discussões sobre bebês.

Aí entra sites, blogs, grupos no facebook e whatsapp. No google você encontra de tudo, desde perguntas do tipo: meu bebê peida muito será que é normal?  até coisas mais complexas sobre o desenvolvimento de bebês. Lógico que você não pode ser dessas mães-super-neuróticas-que-pesquisa-tudo-que-vê, ou se for, pelo menos não leve tudo tão a sério.

Minha experiência de grupos no face tem sido muito legal, no começo participei de um grupo no whatsapp também. Foi muito bom pq as "mamães" compartilhavam o horário de mamadas noturnas e problemas comuns, nessa hora eu até me sentia melhor em saber que tinha gente pior do que eu (selfish!!). E os blogs? Caracas, eu não sabia que tinha tanto blog de mãe. Dá uma olhada aí nos que eu mais curto e me divirto. Esse site tem o endereço de muitos blogs de mães, http://minhamaequedisse.com/minha-mae-conhece-a-sua/

É isso aí, acho que nunca passei tanto tempo no facebook. Imagine você dando de mamar e sempre com o celular a mão, internet na certa hehehe. Você vai encontrar muita informação na internet e pode enlouquecer também por causa disso por isso sigo sempre o conselho: "ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." 1 Tessalonicenses 5:21

Bjs conectados!

sábado, 8 de março de 2014

Série - O que aprendi (4º mês)


O que aprendi

  • Preciso fazer um dread, trança raiz, rastafári, cortar o cabelo joãozinho ou usar boné porque se não vou ficar careca de tanto que ela puxa meu cabelo. Na verdade meu penteado se baseia a um "coqui" o dia todo kkkk
  • Nunca assisti tanto discovery kids!! Cantarolando as musiquinhas o dia todo e me pegando assistindo desenho sem a Lara por perto \o/
  • Beber leite dá celulite.
  • Por um bom tempo não vou tomar vitamina de abacate e nem usar mostarda. Humpf! 
  • O apelido dela esse mês foi Lara testa-de-ferro, levei tanta cabeçada na boca que se usasse aparelho teria tido hemorragia. E o melhor, é que ela não sente nada.
  • Mais alguns meses eu viro profissional de beat box com tanto sons que ando fazendo com a boca.
  • Que meus cabelos estão caindo bastante mas sei que ninguém vai perceber e por isso resolvi deixar registrado kkkkk
  • Que todo brinquedo toca a mesma musiquinha. Não aguento mais...ainda bem que é clássica né?
  • Faz uma semana que ela dorme a noite inteira e acorda às 6h! Tá massa já!
  • Aprendeu a GRITAR e tá a-do-ran-do!
  • Fez sua primeira viagem, Caldas Novas vale ;P
Coisas Fofas
Ela agora segura coisas grandes e leves, claro.

Ela falou: Mãe, ou mom! Eu sei que você não vai acreditar mas tive testemunhas (o pai). Estava com ela no colo quando resolvi chamar a minha mãe e soltei o grito Mããããe, ela esperou eu terminar e repitiu: Mãe ou Mõe, veja minha reação:


Outras palavras do vocabulário dela:
Anguiiii, angu, aaaaaaa, ooooooo, nhem nhem, hummmmm, aaaaaaiiiii, auauaieieiuuuu



O dia pode ser tenso, mas no final eu sempre penso: Ela é tão fofinha!!!








E eu?
Tô babando...


Ps.: Ela foi parcialmente curada da Raquelpendência na festa da familia chaves, ainda em observação..

segunda-feira, 3 de março de 2014

Precisa-se de Pediólogos!

A escolha do pediatra é algo essencial pra você acompanhar o seu baby, então como escolher?

Eu ainda não sei, mas eu sei que as minhas experiências com pediatras até agora não foram muito boas. Tá, eu não realizei uma extensa pesquisa e sempre marquei em cima da hora naqueles que tinham vagas kkk

Mas desde a maternidade quando todo dia passava um diferente eu percebi que os pediatras andam meio no "automático". Olhando pro seu baby como se fosse um número de série, será que eles não entendem a preciosidade que é pra nós?

Quando sai do hospital eles disseram que a Lara tinha que se consultar em 1 semana, pirei!! Não achava vaga em lugar nenhum, até que achei um pediatra-disputado-que-atende-por-ordem-de-chegada. Lá estávamos nós, ele parecia mais um comediante bruto do que um pediatra, mandou tirar a roupa da Lara, pesou, mediu, fez um tanto de piadas e deu as considerações finais: dar uma banho de sol e 15 minutos em cada peito. Eu na hora assustei!!! 15 minutos? Em que mundo? Falei que ela ficava no mínimo 40 min em cada peito e ainda reclamava, ele me mandou ir ao banco de leite (única coisa boa). Comentei que tava sofrendo por causa do bico e etc...ele só falou: é assim mesmo, já era...não queria ser mãe?

Saí de lá na esperança de encontrar outro, 2º mês lá estava eu em outro pediatra...mesmo procedimento, tira roupa, pesa e blá blá..alguma dúvida?
Sim!- Ainda tô com o seio um pouco ferido
-É assim mesmo, vai sofrer.Mais alguma coisa?
- Tá saindo um pouco de sangue no cocô, a mulher do banco de leite disse que é alergia ao leite.
- É pode ser (com a mão na caneta doido pra receitar) compra esse complemento (caríssimo), aproveita e compra esses remédios.
-Tá.

Sabe o que mais senti falta? Só de um Oi tudo bem, como você está? Imagina aí, você acaba de ter um filho, tá stressada, cansada, ferida (algumas de nós), costurada e chega no pediatra e ele te trata como se fosse um caixa de supermercado. Eu saí de todos mais triste do que quando cheguei, acho que só algumas palavras poderiam ter mudado a história. Em vez de um: é assim mesmo você vai sofrer...alguma coisa do tipo, eu entendo pelo que você está passando, agora é um momento difícil mas quero dizer que você é capaz de superar, por você e pelo bebê. Uauuuu, por isso digo que precisamos de pediólogos: Pediatras+Psicólogos, ou simplesmente gente mais gente.

Além disso, cada pediatra tem uma opinião sobre aleitamento exclusivo, dar água, dar chá, não dar nada..enfim, te deixa louca!! Mas preciso deixar registrado o meu contato com as pediatras do Banco de Leite (HMIB) todas foram super simpáticas e me ajudaram demais. Até hoje tenho ido lá, estou finalizando o tratamento e encontrei verdadeiras pediólogas maravilhosas :) Elas incentivam o aleitamento materno mas não te crucificam se você estiver usando o leite artificial também. É isso.

Precisamos ser mais gente, por isso Jesus diz: "Ame ao próximo com a si mesmo", o próximo pode ser qualquer um, seu parente, marido, amigo, cliente, inimigo e até paciente.